Você sabia que existe mais de um tipo de endometriose?
Eles são diferenciados de acordo com a localização e a extensão do crescimento do endométrio fora do útero. Alguns tipos mais comuns de endometriose são:
• A endometriose superficial que é caracterizada por pequenas lesões superficiais fora do útero, como nas superfícies dos ovários, tubas uterinas, peritônio e outros órgãos pélvicos.
• A endometriose profunda pode causar mais sintomas e impactar profundamente a qualidade de vida da mulher pelo fato de o endométrio estar localizado mais profundamente nos tecidos pélvicos, como no revestimento do reto, da vagina, dos ligamentos uterossacros e outros órgãos.
• Na endometriose ovariana temos a formação de endometriomas nos ovários devido o acumulo de sangue e tecido endometrial.
• A endometriose peritoneal é caracterizada por lesões endometrióticas no revestimento peritoneal, que é o tecido que reveste a cavidade abdominal e os órgãos pélvicos.
• A adenomiose, embora não seja classificada como endometriose, é uma condição na qual o tecido semelhante ao endométrio cresce na parede muscular do útero, causando sintomas semelhantes aos da endometriose.
O diagnóstico da endometriose geralmente é feito por meio de exames clínicos, ultrassonografia, ressonância magnética e, às vezes, por laparoscopia, que é um procedimento cirúrgico para visualizar diretamente a cavidade abdominal e diagnosticar a presença e o tipo de endometriose.
O tratamento varia de acordo com a gravidade dos sintomas e da extensão da doença, portanto é essencial que você mantenha o acompanhamento com um profissional especializado.
Commentaires